RSS

Onde está

A depressão e a ansiedade, assim como os outros males psíquicos, são doenças reconhecidas, entretanto, elas nascem e são criadas na nossa mente.  Antes de qualquer coisa, é imprescindível aceitar esse fato: nossa mente tem vida própria, pensa o quer, na hora que quer e nos domina.

Todo o tempo que passamos acordados, estamos pensando, sem parar, sem intervalo, é pensamento sobre pensamento.  A diferença dos depressivos para os “normais”, é que, a maioria desses pensamentos é de negativismo, de medo, de tristeza e então, nos tornamos pessoas negativas, medrosas e tristes, porque nossa mente quer assim.

Repito, o passo mais importante do nosso processo de cura, é reconhecer isso, reconhecer que somos dominados pela nossa mente, como se fossemos dois em um, o que, na verdade somos, dois seres num mesmo corpo, o ego, que é a mente viciada em pensar e o Eu interior, que é a nossa verdadeira essência, a divindade que existe em cada um de nós, Deus, o estado de buda, como preferir.

No nosso eu interior, não existe depressão, não existe ansiedade, nem medo, só existe paz.  Minha vida começou a mudar, quando eu aprendi isso.

Então, já sabemos onde mora a depressão, conseguimos descobrir o seu endereço, agora vamos tratar de expulsá-la, porque ela é uma intrusa indesejada.

Existem várias maneiras de fazermos isso, eu usei e uso todas elas, vou primeiro enumera-las para depois me alongar nas explicações, usando minha própria experiência.

Fazer meditação – irei, posteriormente, ensinar como meditar e os benefícios que se consegue com essa prática, só para adiantar: meditar não é não pensar.

Viver o momento presente – não há como mudar o que aconteceu no passado e o futuro ainda não chegou, então o que resta?  O presente, o hoje, o agora, o único palco onde nossa vida se desenrola.

Ser o observador da mente – observar os pensamentos de fora, como um espectador, sem julgamentos.

Ter fé – seja qual for a sua religião ou filosofia, ela é bem-vinda, use-a, ore, reze, espiritualize-se.  Eu me encontrei no budismo, porque fez todo o sentido para mim, mas isso é totalmente individual. Apegue-se à sua fé, não a abandone nunca.

Ler – pesquise sobre domínio da mente, sobre pensamentos positivos, leia livros de auto-ajuda. Recomendo muito o livro “O Poder do Agora”, mas caso não queira compra-lo ou ache sua linguagem de difícil compreensão, não se preocupe, falarei muito dele aqui.
                                                                                                                                       
Acreditar na lei de causa e efeito – o que você pensa, você se torna, o que você oferece, você recebe. Essa lei é infalível.  Se plantarmos tomates, jamais colheremos bananas.

Acreditar na lei de atração – quanto mais negativos forem seus pensamentos, mas negativa será a sua vida.  Atraímos o que pensamos, de bom e de ruim.

Essas são as principais mudanças que você, a partir de hoje, de agora, deve começar a fazer. Existem outras medidas, que também podem e devem ser tomadas, mais fáceis e mais imediatas que auxiliam na cura, vou também falar sobre elas, sempre tendo por base minha própria experiência, senão, seria apenas teoria.  Tudo o que estou passando aqui, foi vivido e comprovado por mim, com grande sucesso.

Mergulhe fundo, com todo o seu coração, com toda sua alma e com todo o seu corpo, conscientize-se de que você está fazendo um tratamento e, como qualquer outro tratamento convencional, tem que ser levado a sério e não pode ser interrompido.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou pergunta, responderei a todos.