RSS

Opções de tratamento

A partir do momento que chegamos à conclusão de que somos vítimas dos males da mente, ganhamos um novo objetivo na vida, descobrir a melhor maneira de lidar com eles.  Porque, como já mencionei, a depressão nunca anda sozinha geralmente, ela vem acompanhada de outros distúrbios tais como ansiedade, bipolaridade, transtorno borderline,  transtorno obsessivo-compulsivo,  anorexia,  bulimia é até mesmo esquizofrenia.

Geralmente, o primeiro passo é recorrermos à medicina convencional à procura de, se não a solução, pelo menos alguma resposta. E para algumas pessoas, a medicação funciona de forma bastante satisfatória, mas para outras, é como se fossem balinhas, não só não fazem efeito, como também, pioram o estado do paciente que vê, sua maior esperança ir por água abaixo e não consegue enxergar uma saída, num desespero sem fim.  Entretanto, só podemos saber se responderemos ou não aos medicamentos, se tentarmos eu, pela minha experiência, fortemente recomendo a visita a um psiquiatra, como primeira medida a ser tomada.

Temos também a terapia, mas, recordem-se que eu disse no post “Buscando ajuda”, que três anos de terapia convencional freudiana, em nada me ajudou, pois passei esse tempo fazendo uma viagem de exploração ao meu passado, que, apesar de ter me mostrado muita coisa, não modificou a minha depressão em nada, nem para melhor, nem para pior.  Não parei de fazer terapia por causa disso, parei porque não tinha dinheiro para continuar, só alguns anos depois, é que cheguei à conclusão que esse tipo de ajuda é inefetiva, no meu entender.  Descobrir sobre o passado, não vai modificar o presente.

Paralelamente, existem as terapias alternativas e holísticas, que prometem harmonizar os desequilíbrios energéticos do corpo em todos os níveis: estrutural, químico e emocional. O tratamento energético está centrado no reequilíbrio do indivíduo depressivo, equilibrando suas emoções.  Inclua-se aí a terapia floral, a cromoterapia, a homeopatia, a acupuntura, a fitoterapia, a massoterapia, a aromaterapia, a cura prânica e o reiki.  Não posso aqui, atestar nenhuma delas, simplesmente porque nunca tentei e não conheço, mas você pode, se quiser, dar uma chance, se não fizer bem, mal também não faz.  Mas eu não depositaria minhas esperanças nisso.

Existe, entretanto, um tipo de terapia, feita por psicólogos especializados, que trabalha no que realmente pode mudar a nossa mente, chama-se terapia cognitiva comportamental.  Esse tipo de terapia, vai ensinar ao paciente a distinguir entre pensamentos, sentimentos e a realidade, a tornar-se consciente das maneiras que os seus pensamentos influenciam os seus sentimentos e a desenvolver as habilidades para perceber, interromper e intervir ao nível dos pensamentos automáticos e como eles acontecem.  Também não tenho essa experiência, até porque moro numa cidade pequena e não creio que exista isso aqui, no entanto, acredito muito na proposta desse tipo de terapia.

Eu, na verdade, não fiz uso de nada disso, exceto de um remédio anti-depressivo, mas o que realmente me curou, foi um conjunto de técnicas, praticamente gratuitas e que só dependeu de mim. Vamos a elas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou pergunta, responderei a todos.