RSS

Meditação - 2a. parte

Ao contrário do que se imagina, a meditação não é estar relaxado com a mente viajando... muito ao contrário, a meditação é estar ligado, é estar presente, é estar com a consciência acesa, para que comecemos a entender como a mente funciona para que, aos poucos consigamos dominá-la.

Então, não se preocupe se sua mente está pensando, esse é o papel dela e o seu papel é perceber isso, ou seja, perceber que você está tendo um pensamento, não importa se bom ou ruim, e pegá-lo em flagrante ou captura-lo.  Por exemplo, vamos supor que você está sentado, posição relaxada, olhos fechados e concentrado na sua respiração, de repente, você começa a pensar, que no dia anterior, uma pessoa com quem você se relaciona te disse coisas ruins, que te magoaram e aí a mente já passa a reviver esse momento e daqui a pouco, você está todo envolvido por essa energia, como se a estivesse revivendo, mas você está num momento de meditação, então vai se conscientizar de que não está novamente na hora e lugar que o fato desagradável aconteceu e sim na paz do seu quarto, ou onde for que você medita.

O que vai acontecer a seguir, é que você vai dar de cara com esse pensamento, sem se aproximar nem se identificar com ele, sem emoções e vai pedir, com suavidade para que ele se afaste.  Às vezes, eu gosto de fingir, que estou sentada ou deitada à beira de um rio e quando pego um pensamento, jogo-o na água corrente desse rio, que o leva embora.

Com a prática, você vai sentir uma leveza muito grande.  O fato de conseguir ficar alguns minutos, ou mesmo segundos, sem pensar, acabam acontecendo naturalmente, por um tempo cada vez maior. Você vai começar a conhecer o que é paz, ainda que por alguns segundos.

Não é fácil, eu nunca disse que era, mas não é impossível.  Se eu consegui, qualquer um pode conseguir, é apenas uma questão de persistência e as pessoas que estão, realmente, querendo se livrar dessa doença horrível, serão persistentes, porque esse caminho, é a sua única chance. Portanto, tenha perseverança, não desista!  Claro que vai demorar um pouco, mas você já irá percebendo alguma diferença no caminho.

Se de tudo, você ainda sentir dificuldade em se concentrar, em ficar alguns minutos parado, voltado para dentro de si, sempre existem as meditações guiadas, que nada mais é, do que uma voz, te guiando, até que você consiga atingir o seu eu interior, no youtube, tem várias.  Mas assim que conseguir progressos, meu conselho é que abandone a meditação guiada e passe a fazer por si mesmo, afinal meditar trata-se, antes de tudo, de um encontro de você com você mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou pergunta, responderei a todos.