RSS

Meditação - 1a. parte

Vamos, então, desmistificar essa tal de meditação.

Tudo o que você vai precisar, é de um lugar onde possa estar sozinho, sem perturbações, esse momento é só seu.  O seu quarto, é um ótimo lugar.  O que eu uso também.  Feche a porta e vamos lá.

Sente-se numa posição confortável, com atenção à postura e ao conforto da sua coluna. Você pode, também, preferir se deitar para isso, sem problemas, só não pode dormir.

Pegue algum tipo de cronômetro, que pode ser um relógio digital ou o seu celular, para que você não tenha que se preocupar em quanto tempo já passou, isso tira totalmente a concentração.  Vamos com apenas 2 minutos, para começar está ótimo.

Acessórios como incenso, música de fundo, velas, ficam, totalmente, a seu critério. Não são obrigatórios, mas há quem goste.  Eu, por exemplo, adoro o cheirinho do incenso e amo música, me acalmam e ajudam a me concentrar.  No meu caso, ligo meu tablet, coloco no youtube e busco música para ioga ou reiki, são muito relaxantes.  Mas você pode se sentir melhor no silêncio total, tente das duas maneiras e veja qual prefere, isso é totalmente individual.

Antes de começarmos, vou te apresentar à sua nova (velha) melhor amiga: a sua respiração.  A partir de agora, ela vai trabalhar só a seu favor, preste atenção a ela, em todos os momentos.

Achou a melhor posição, acione o cronômetro e feche os olhos.  Na mesma hora, pensamentos de todos os tipos vão pular loucamente na sua cabeça, é a mente de macaco, sobre a qual falamos lá atrás.  Isso é super normal e é, exatamente, o que vamos combater, esse é o objetivo da meditação. Acalmar a mente, sim, mas o principal é tomar o controle dela, a prática da meditação, nos ensinará a mostrar quem é que manda.  Vamos dizer à mente, que ela agora irá trabalhar a nosso favor.  E o que você vai fazer com os pensamentos pulando e as emoções que isso provoca?

Lembra da amiga respiração?  Então, coloque toda a sua atenção e concentração nela. Não precisa alterá-la, respirar fundo, nada disso.  Respire normalmente.  Sinta o ar entrando e saindo, repare como o abdome expande e contrai.  E eis que o turbilhão de pensamentos volta para tomar conta de tudo. No começo, vai demorar um pouco, até que perceba que está, de novo, com o pensamento longe, mas você irá, eventualmente, se dar conta.  Não se frustre nem se revolte, apenas reconheça que você está tendo um pensamento, afaste-o, bem gentilmente e volte a se concentrar na sua respiração.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou pergunta, responderei a todos.