RSS

As causas

A depressão pode ter muitas causas ou causa nenhuma, as mais comuns relacionam-se a perdas, qualquer tipo de perda, a morte de uma pessoa querida, o fim de uma relação amorosa, o fracasso de um projeto pessoal ou profissional, desemprego, etc.  Traumas de infância, não superados, também são motivos bastante frequentes.

Quando não existe uma causa visível, como foi o meu caso, a depressão pode piorar, uma vez que não se consegue entender o por que de sentir-se assim e também não se tem controle sobre os sentimentos de tristeza, desesperança e medo.   É imprescindível, também, se levar em conta a genética, o histórico familiar.

Seja qual for a causa, as doenças psicossomáticas se dão na mente.  Essa é a nossa grande vilã, é quem temos que combater, a nossa mente.

Os orientais costumam dizer que nós temos a “mente de macaco”, que significa que, assim como os macaquinhos, nossa mente não tem sossego, não para quieta, como se estivesse sempre pulando de galho em galho.

A mente de macaco, é a mente habitual, da maioria das pessoas, é barulhenta, imprevisível e constantemente fora de controle. É o que se chama de ego, é a mente pensante.  Pensamos tanto e tão desnecessariamente, que chegamos a ter cerca de 50.000 pensamentos, totalmente desnecessários, por dia! 

A mente tem muitos impulsos e necessidades, ela deseja muitas coisas. Está quase sempre confusa, atravessa flutuações constantes de ânimo e é muito inquieta. Fica com raiva, deprimida ou com medo.

O ego, ou a mente pensante, já se acostumou a estar no controle, visto que mandou em nossos sentimentos e atitudes, desde sempre.  Mas essa realidade, poderá estar com os dias contados, se você assim o quiser.  Você tem esse poder.

Quando somos controlados pela mente, e isso acontece o tempo todo, estamos, na verdade, inconscientes. “ Como assim, inconsciente?  Eu estou pensando na minha vida, nos meus afazeres, nos meus problemas!”  Não, não está.  Desse turbilhão de pensamentos, raramente vamos extrair alguma coisa que valha a pena, na grande maioria das vezes, só servem para nos perturbar, nos distrair, nos levando entre o passado e o futuro, fazendo com que não percebamos o momento presente, que é o único lugar onde nossa vida acontece.

A depressão, a ansiedade, o pânico, se dão aí, nessa confusão que é a nossa mente e só conseguiremos a cura quando nos dispusermos a dar um fim a essa bagunça.  O caminho não é simples, mas chega-se lá.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou pergunta, responderei a todos.