RSS

Como conseguir viver no momento presente?

Certamente, não de uma hora pra outra.  Vamos começar vivendo nos "presentinhos", por ínfimos espaços de tempo.  Isso não é tão difícil, você vai ver.

Observe o seguinte, você não vai nem lembrar dessa técnica, nos seus momentos de alegria, de calma, de satisfação (mesmo que eles sejam poucos), mas sim nas crises de depressão, de ansiedade, de ira, de irritação.  Será quando sua memória irá buscar: "eu li em algum lugar que tenho que tirar da minha mente, todo o tipo de pensamento e me concentrar no agora" e é, exatamente aí, que começa seu treinamento para uma nova vida.

Lembra que há alguns posts atrás eu falei que sua respiração passaria a ser sua melhor amiga?  É a ela que você vai recorrer em primeira instância.  Comece com duas ou três respiradas profundas, inspire até sentir seu tórax cheio e espire, lentamente, até sentir seu abdome voltar à posição normal, como disse de 2 a 3 vezes é suficiente, é apenas uma maneira de dar um "pare" à sua mente, quebrar o ciclo pensante alucinado dela.

Feito isso, você vai voltar a respirar normal, só que focado no ar que entra e sai, entra e sai.... Ouça os ruídos ou o silêncio do ambiente onde estiver, olhe em volta de você, não julgue nada, não se identifique com nada, apenas curta um momento que, como todos os outros, é único, ainda que por 10 segundos, sinta esse momento e, mais importante, repare que nesses poucos segundos, não há sofrimento, dor, depressão ou ansiedade.

Infelizmente, isso vai durar pouco, porque seu ego, está há anos no poder, é condicionado a pular de um lado para outro, do passado para o futuro, sem parar... a mente de macaco, lembra? E ele não vai vender esse poder barato, ah, mas não vai mesmo!!

Por isso, torno a dizer, é um processo longo, difícil e que necessita de muita persistência.  Para isso, é necessário que esses pequenos momentos de presença do seu eu interior, sejam cada vez mais presentes, ou seja, sua mente tem que ser recondicionada e isso não vai ser de hoje para amanhã, afinal, quanto tempo o ego teve para se tornar o que é?

Uma grande ajuda é a meditação, da qual já falei aqui e você pode reler em

Mas o objetivo da meditação, a longo prazo, não é só o de nos trazer paz e tranquilidade, naquele momento em que a estamos praticando, é para fazer parte do nosso ser, é um novo condicionamento da mente para que esse estado meditativo, seja a nossa normalidade, de todos os dias, de todas as horas. Sabe por que?  Porque isso enfraquece o ego, pouco a pouco e permite que o nosso verdadeiro eu interior aflore.  Eis porque, devemos praticá-la todos os dias, se possível duas vezes ao dia.

E você não tem (ainda) idéia do poder que tem esse eu interior, do quanto ele é perfeito e sereno.  Você não sabe (ainda) o quão completo é, porque já nasceu completo.

Mas vamos em frente, vamos treinar o estado meditativo, tem vários pequenos truques que podem ajudar, vou ensinando, prometo!


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou pergunta, responderei a todos.